Crioablação

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

A ablação das arritmias cardíacas tem sido realizada nos últimos anos através da aplicação de uma energia denominada radiofrequência, que funciona como uma espécie de cauterização no ponto que causa a arritmia.

CrioablaçãoEm crianças e em adultos com arritmia em locais do coração em que haja risco de lesão do sistema de condução normal, esta técnica representa algumas limitações, de forma que um subgrupo de pacientes apresentava uma relação de risco x benefício desfavorável com a radiofrequência (técnica convencional).

ParahisRecentemente, uma nova forma de realizar a ablação denominada crioablação chegou ao país e tivemos a oportunidade de ser uma das equipes pioneiras com excelentes resultados. O grupo de crianças com arritmias e de pacientes que tiveram insucesso em ablação anterior pelo risco de marcapasso ou de complicações, agora tem nova opção terapêutica.

A radiofrequência permanece como opção de escolha nas ablações, mas a crioablação extende a chance de sucesso para pacientes que em outro momento não eram candidatos a esta técnica curativa.

Consulte seu médico sobre o tema.