Palpitações

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

Episódios de palpitação muitas vezes são considerados sintomas decorrentes de estresse, ansiedade ou uma reação do organismo a certo desconforto – físico ou mental.

 palpitacaoDe fato, as palpitações podem ocorrer nessas circunstancias. No entanto, as taquicardias (arritmia caracterizada por aumento da freqüência cardíaca) se manifestam de forma semelhante e eventualmente elas podem ser a representação de uma doença a ser tratada.

Eventualmente, a palpitação é descrita como “falta de ritmo”, “batimento fora do compasso”, “sensação de um batimento mais forte”, ou apenas a noção de que o coração não está como antes. A forma como a pessoa explica seu sintoma sempre é individual, mas pode ajudar na investigação do quadro.

Quando o paciente consegue relatar algumas características como a forma de início e término da crise, a freqüência cardíaca (contagem pelo pulso) durante o episódio, ou quando há possibilidade e tempo para a realização de um eletrocardiograma no momento do sintoma, o diagnóstico torna-se mais fácil. Muitas vezes resta apenas a história clínica, pois o caráter fugaz da palpitação impossibilita o registro por eletrocardiograma naquele momento exato.

Sempre que há diagnóstico ou suspeita de arritmia o caso deve ser avaliado por especialista, uma vez que a gravidade, necessidade e forma de investigação e tratamento variam de acordo com a suspeita específica